Aqui você encontra conteúdos sobre políticas públicas e segurança: análise de temas atuais, conceitos ou propostas complexas e ferramentas concretas de implementação.
Una seguridad no policializada, hecha por y para las vecinas
Hablamos con Irene Moulas, coordinadora de la Guía de Buenas Prácticas en Seguridad Humana El viernes 24 de febrero del 2023 se presentó en Barcelona la Guía de Buenas Prácticas en Seguridad Humana elaborada por el Grupo de trabajo en seguridad humana y construcción comunitaria. Para aproximarnos a esta guía vamos a entrevistar a su…
Polícia e racismo no Brasil: elementos para pensar a mudança
Na última década, ao menos dois fatores contribuíram para colocar em evidência o tema do racismo no policiamento. Em nível mundial, acumularam-se os efeitos do encarceramento e da brutalidade policial dirigidos a grupos racialmente marcados, levando a sociedade civil a voltar as críticas ao modelo de policiamento formado pela doutrina anti-terror. Esta doutrina trouxe de…
O anel de Möebius e a (in)segurança
#SecurityPolicies #Pegasus Escrito por: Vicens Valentin, Barcelona y Camp d’Eix Quando o Crepúsculo dos Deuses chegar, a serpente devorará a terra, e o lobo o sol. (Jorge Luis Borges) O anel Möebius, descoberto em 1858 pelos matemáticos alemães A.F. Möebius e J.B. Listing, consiste em uma superfície geométrica unilateral. O anel tem algumas características matemáticas…
Autonomização ou direcção política para intervenções policiais em manifestações públicas?
grande parte da forma como as intervenções policiais das forças federais e os seus objectivos dependem, quase exclusivamente, da direcção política e das directivas emitidas num sentido ou noutro que permitem políticas públicas preventivas ou repressivas.
Os limites das políticas de segurança pública: análise de três experiências de segurança urbana
Este documento é uma síntese do debate da sessão plenária RISE 15-02-2022 baseada em apresentações de Gonzalo Garate1, Franz Vandershueren2 e Beatriz Elena Hernández Chaverra3 e conclusões de Amadeu Recasens4. A RISE propõe a continuação das nossas reuniões de diálogo aberto sobre diferentes aspectos da segurança, tais como a reunião sobre «a questão dos dados…
É possível a normalização estatística entre países?
Dentro de um Estado, uma classificação uniforme das infracções baseada em códigos legais facilita a análise comparativa de dados e o intercâmbio de informações entre diferentes instituições da polícia e do sistema de justiça criminal. Por outro lado, a nível regional, são necessárias definições e classificações harmonizadas para a comparabilidade dos registos e para analisar…
A reforma policial no Uruguai (ou como fazer um trote de elefante)
A metáfora é útil para pensar no caminho percorrido pela Polícia Nacional Uruguaia nos últimos anos. Entre 2010 e 2020, este elefante de 33.000 oficiais acordou de uma longa sesta e foi colocado a trote para o processo de reforma policial mais significativo desde o retorno da democracia, que até apresentou características inovadoras no contexto…
A perspectiva de gênero na segurança
Apesar dos progressos alcançados, a igualdade efetiva entre homens e mulheres ainda está muito longe. As desigualdades estruturais estão na ordem do dia em todas as áreas e as políticas públicas ainda estão longe de ser equitativas
Difundindo o monopólio da violência: Empresas privadas militares e de segurança e poder estatal coercitivo
A privatização progressiva das funções de segurança do Estado sob o neoliberalismo permitiu ao PMSC expandir-se drasticamente nas últimas décadas, tornando-se prestadores de serviços ligados ao poder coercitivo, o poder padrão, legítimo e legal que os Estados exercem através de seus exércitos e forças de segurança. Assim, nas últimas duas décadas, a segurança tornou-se tanto…
Jovens vítimas de homicídios no México
O homicídio, «pela sua gravidade absoluta […], é um dos crimes mais escrupulosamente registrado. Os dados sobre os homicídios são considerados alguns dos indicadores de crime mais representativos e comparáveis». O objetivo deste texto é analisar as características dos jovens vítimas de homicídio registrados nas Estatísticas de Mortalidade no México.
Debates de política pública baseados em evidências
A segunda reunião plenária da Rede foi realizada em 5 de julho. Durante a reunião, as informações dos grupos de trabalho foram atualizadas e o foco principal da sessão foi o debate aberto sobre » como uma instância de coleta de conhecimento compartilhado nesta área. O encerramento da sessão, com a intenção de acrescentar atores…
As políticas de segurança e o fenômeno das Maras em El Salvador
Até o presente século, embora vários governos tenham se oferecido para implementar políticas de segurança abrangentes contra maras ou gangues, ou seja, uma combinação sistemática de prevenção, fortalecimento institucional, reinserção social e repressão, na prática, em diferentes momentos, uma dessas abordagens prevaleceu: punição exacerbada (planos mano dura), punição seletiva (ação penal, investigação e inteligência policial)…
Reflexões sobre o desenvolvimento do aparato policial: uma visão de esquerda
By Vicens Valentin. Dependendo da estrutura legal, os aparelhos policiais responderão a um modelo policial específico, comunitário para os anglo-saxões e governamental para os continentais. A partir deste quadro legal e da forma estatal derivada – de um ponto de vista formal – podemos falar sobre as diferentes versões e fórmulas do Estado, da administração…
Considerações sobre o modelo de policiamento
By: Amadeu Recasens i Brunet É necessário inserir o modelo policial em um modelo de segurança e nas respectivas políticas de segurança pública, nas quais a polícia não é mais o único ator, nem mesmo o ator principal. Constituem-se como um ator importante, mas mais um, em concomitância / cooperação com outros atores e com…
A Rede avança no desenho de ferramentas internas e no desenvolvimento de seus espaços de trabalho
Hoje, 25 de março de 2021, foi realizada a primeira sessão plenária após a criação da Rede em dezembro passado. Na sessão, foram apresentados os Princípios de Funcionamento Interno da Rede elaborados pelo Grupo Motor e a estratégia e ferramentas de comunicação interna e externa. Da mesma forma, foi atualizada a situação dos grupos de…
As necessidades das pessoas no centro da segurança
Nesta postagem, queremos compartilhar o Documento 2020 do Grupo de Trabalho Segurança Humana e Construção Comunitária. O documento visa reflectir sobre as possibilidades e limitações de um conceito alternativo de segurança que coloca as necessidades das pessoas no centro da sua atenção e cuidado. Deste ponto de vista
Porquê importante usar o sistema de contas nacionais para medir a renda das economias dos criminosos
O dinheiro, os lucros que obtêm as economias criminosas são aqueles que lhes permitem continuar operando, corromper instituições e aproveitar as vulnerabilidades e afetar a segurança dos Estados desde o dinheiro dessas atividades ele é não encapsulado e flui apenas na economia criminal, mas é misturado com a economia legal e os informais através de…
Sobre o ataque ao Capitólio dos Estados Unidos
No RISE, repudiamos veementemente os eventos ocorridos na última quarta-feira, 6 de janeiro, nos Estados Unidos da América para tentar impedir a nomeação oficial de Joe Biden como presidente eleito. A irrupção desses grupos republicanos de extrema direita é especialmente grave por ter sido provocada e endossada pelos discursos do atual presidente Donald Trump. A…
Porquê repensar as política e modelos de segurança
Vivemos em contextos socioeconómicos cada vez mais globalizados e complexos, nos quais os centros de poder e de decisão se modificaram radicalmente e em que são crescentes as dificuldades na gestão dos efeitos adversos do atual modelo económico. A existência de violências e de desigualdades estruturais e a necessidade

Assine e receba todas as novidades da RISE