Hoje, 25 de março de 2021, foi realizada a primeira sessão plenária após a criação da Rede em dezembro passado.
Na sessão, foram apresentados os Princípios de Funcionamento Interno da Rede elaborados pelo Grupo Motor e a estratégia e ferramentas de comunicação interna e externa.
Da mesma forma, foi atualizada a situação dos grupos de trabalho que começaram a funcionar no mês passado:
– Repositório de experiências: busca coletar e sistematizar experiências de políticas públicas de segurança nas mais diversas áreas geográficas. Como um olhar comparativo, trata-se de construir explicações sobre os respectivos contextos. A riqueza dos casos de aprendizagem e de possíveis inovações, tanto em termos de “sucessos” como “fracassos”, é valorizada.
– Grupo de dados: Da detecção de obstáculos à geração de dados de qualidade que possibilitem a tomada de decisões governamentais com base em evidências, este grupo pretende repensar a geração de informação em matéria de segurança, bem como estabelecer definições que modifiquem alguns paradigmas actuais.
– Grupo de modelos policiais: trabalhará na geração de recomendações para o aprimoramento concreto e real das políticas relacionadas à profissão policial. Este ano, o foco será:
- Recolher debates e experiências sobre modelos de polícia. O que há trabalhado? Que não? E por que?
- Gerar debates com formuladores de políticas, atores sociais e acadêmicos para criar novas propostas.
– Grupo sobre juventude e prevenção: Dois objetivos são definidos no curto prazo: compartilhar e analisar experiências e projetos dos membros do grupo e construir um modelo de análise compartilhada a fim de definir um modelo de prevenção alternativo às políticas de «lei e ordem».
Os objetivos do ano são principalmente consolidar os espaços de trabalho abertos e poder manter publicações regulares ligadas aos objetivos da Rede.
Nos próximos meses, trabalhar-se-á na organização de eventos abertos ao público para fomentar o debate em relação aos temas abordados pela Rede.
A próxima sessão plenária será em junho de 2021.